A Nota Fiscal de Entrada representa a NF-e do fornecedor, sendo fundamental para ajustar os estoques físico e contábil, calcular custos, gerar faturamento a pagar, precificar produtos, entre outros.
Ajustar Valores da NF-e
Após fazer a importação da nota através do XML (saiba como importar), é possível adicionar dados complementares que não constam no documento. Como exemplo, valor restante de meia nota, frete extra, ICMS cobrado na barreira, entre outras cobranças adicionais.
Passo 1: Abra a tela de Nota Fiscal de Entrada no menu Estoque -> Movimento -> NF de Entrada;
Passo 2: Pesquise o fornecedor pelo campo Código, CNPJ ou Nome Razão. Preencha o número da nota, pressione F4 para pesquisar e selecione o registro referente;
Passo 3: Na aba Valores, preencha os dados complementares aplicado a todos os produtos. A lista a seguir mostra os principais campos de valores adicionais:
ICMS ST Extra: Valor de ICMS ST fora da nota;
Valor IPI Extra: Valor restante da mercadoria com meia nota;
Valor Frete Extra: Frete pago para o transporte, que não está incluso na nota;
Valor ICMS Frete: ICMS que consta no conhecimento de transporte;
Vl Suframa: Valor da taxa da Suframa;
Na aba Outros, pressione o botão “Confirma Nota” e “Recalcula Itens Geral“
Quando o dado adicional for aplicável em itens específicos, é necessário especificá-lo manualmente no produto. Nesse caso, os campos acima estão disponíveis dentro da aba itens.
Passo 4: Após ajustar os valores, podemos gerar uma fatura dessa entrada. Na aba Faturamento, pressione o botão “Gera Faturamento” (dentro de “Faturamento da Nota Fiscal”), informe o número de parcelas e o intervalo de dias.
Passo 5: Na aba Itens, é possível fazer a conversão de embalagem. Como exemplo, um produto que foi comprado em pacote e vai ser vendido por unidade. Veja o exemplo a seguir:
De acordo com o exemplo anterior, devemos especificar a embalagem na qual o item vai ser vendido. E em “Qtde”, foi multiplicado os 10 pacotes pela quantidade de unidades dentro deles. O valor total deve permanecer o mesmo, alterando apenas o valor unitário (ajustado automaticamente).
Precificar produtos
Passo 6: Na aba itens, dê um duplo clique no produto e pressione F10;
Passo 7: Uma outra tela é exibida para aplicar o valor de venda. Os campos de margem calculam o valor de venda de acordo com a porcentagem de lucro inserida. Além disso, é possível inserir o valor de venda manualmente no campo Atacado ou Varejo.
Passo 8: Depois de especificar a margem de lucro ou o valor de venda, pressione a tecla F10 para salvar;
Explicação em Vídeo
Deixe um comentário