O processo de entrada da Nota Fiscal do fornecedor é feito em uma tela onde deve ser especificado os novos produtos, código da operação, propriedades do produto, desmembramento, entre outros. Além disso, os produtos e fornecedores não existentes são cadastrados automaticamente na importação.
Importar XML
Caso esteja na tela de manifestação de destinatários, selecione a nota, pressione o botão manifestar e Importar. Antes de importar, é necessário manifestar e baixar o XML, saiba mais no artigo Manifestação do Destinatário da NF-e. Continue do passo 3.
Passo 1: Abra a tela Importar NFe, presente no menu Estoque -> Movimento -> Importa NFe;
Passo 2: Pressione o botão “Selecionar XML” e especifique qual é o arquivo XML da nota fiscal;
Passo 3: Identifique os produtos existentes no sistema. O sisinfo vincula os produtos que possuem cadastro (através do código de referência do fornecedor), mas é recomendado verificar se o item informado está correto.
Temos dois campos de descrições, um referente ao produto da nota fiscal e o outro referente ao produto que está cadastrado no sistema. Verifique se as duas descrições representam o mesmo produto, caso contrário, pesquise o registro correto no campo “Produto” ou marque sim na coluna “Novo” para cadastra-lo no sisinfo.
Quando for marcado como novo sim, é necessário especificar a unidade e a marca do produto. Pressione F10 para salvar.
Passo 4: Depois de corrigir todos os itens, vinculando e informando quais são os novos produtos, especifique o CFOP de entrada. Na aba parâmetros, insira o CFOP do fornecedor (saída) e a operação de entrada referente. Pressione F10 para salvar.
Pressione o botão “corrigir CFOP” para aplicar as modificações de acordo a relação inserida. Marque as opções atualizar NCM, atualizar Ref e atualizar CO e CST.
Passo 5: Quando a nota fiscal possuir produtos não cadastrados, podemos atribuir alguns parâmetros aos novos itens, sendo a marca, estoque e embalagem.
Passo 6: Após corrigir os parâmetros dos produtos, clique no botão “Validar NF”. Caso a validação tenha ocorrido com sucesso, pressione o botão “Gravar NF” e selecione a série NFE.
Ajustar Nota de Entrada
Após a importação da nota fiscal, é possível adicionar informações complementares, assim como o valor extra de meia nota, frete extra, precificação, entre outros. Saiba mais no artigo Nota Fiscal de Entrada.
Explicação em Vídeo
Deixe um comentário